segunda-feira, 2 de julho de 2012

Entrevista com DJ Tom



Há quanto tempo trabalha como DJ e quais foram suas maiores conquistas neste período?
Comecei muito cedo, desde os meus 13 anos aonde eu pegava o 3x1 da Gradiente da minha mãe e fazia som nas garagens da vida, nessa época eu morava em São Paulo a coisa era bem amadora mesmo, porém o brilho de ver os outros dançarem ouvindo as musicas na qual você colocava já era contagiante. Hoje com 40 anos, continuo a tocar, aliás, é a única coisa na qual eu faço com muita seriedade, respeito e amor de verdade. Nesse período de discotecagem minha maior conquista foi sem sombra de dúvidas o respeito pela cena local, e a saúde plena para poder continuar a fazer o que eu mais amo, simplesmente tocar...

Quais foram e ainda são as dificuldades encontradas quando se trabalha como DJ na região do Vale do Paraíba? PQ?
Na verdade as dificuldades existentes aqui no Vale são as mesmas encontradas no Brasil todo. Profissionais sem bagagem e cultura musical, executando valores muito baixos, se desvalorizando e prostituindo toda uma classe, pois, quem ganha com isso são os contratantes e promoters que fazem barganhas para contratar os profissionais.

Você acredita que na região do Vale do Paraíba exista espaço para muitos DJs? PQ?
Espaço existe sim, afinal o sol nasceu para todos, porém alguns DJs tem que fazer uma reciclagem financeira e moral, ao executarem seus trabalhos, pois, existe muito DJ por aí que está até pagando para tocar, recebendo em troca algumas pulseiras, uns Vip’s, nome no flyier, isso sim me deixa muito triste, porém, quem sou eu para mudar algo, cada uma na sua conduta.

Como os DJs da região podem se unir e se ajudar?
Essa eu respondo de boca cheia!!!!! Amizade entre os DJs existe com certeza, agora união não existe mesmo!!!! Ter que existir consciência moral e ética entre alguns profissionais, e deixar o lado egocêntrico um pouco de lado, daí poderemos falar sobre União.


E como o SINDECS pode ajudar em sua opinião?
O Sindecs é um caso a parte muito especial, pois existe uma briga de ego muito grande entre vários DJs. Eu sou um DJ que acredita e muito em um Sindicato, na verdade quem realmente irá aproveitar essa leva de legalização serão os DJs mais novos, mas o que eu puder ajudar para colocar um tijolinho nessa grande obra, podem contar comigo.

TOM, se você estivesse iniciando sua carreira hoje, em sua opinião seria mais fácil ou difícil?
Sem dúvidas bem mais fácil, pelo menos no quesito mixagens e tecnologia, pois os caminhos das pedras entre DJs, Promoters, Casas Noturnas, Agências e Revistas especializadas são os mesmos. Mas sinceramente eu não troco os anos 80 e 90  por CDJ ou controladora nenhuma. Por isso comprei um par de toca discos e não adianta, tocar em vinil não tem preço.

Qual é o estilo musical do DJ TOM na pista?
Na verdade não sigo uma linha específica, aliás um certo dia um Top DJ super conhecido me perguntou qual era minha linha, eu comecei a rir do nada, sabe aquele ataque de riso descontrolado e falei que a minha linha é nº 10 com cerol bem fininho kkkkkk. Na verdade sou Houseiro de alma mas o DrumN’Bass está no coração.

Onde o público, interessado em dançar ao som do DJ TOM, tem que estar?
De preferência na pista, mas pode ficar nos lados também, importante mesmo é estarem curtindo , pois, eu sou um DJ que toco para pista e não para DJ.

Existe algum projeto em que você está envolvido? Pode falar um pouco sobre o assunto?
A quase 4 anos faço pelo menos 4 festas beneficentes por ano, a fim de ajudar as instituições carentes de Guaratinguetá , tento somar neste projeto o maior número de DJs novos e antigos para juntos fazermos o bem para quem realmente precisa, é muito gratificante poder fazer isso e é claro ter a colaboração da maioria dos DJs, pois é nessa hora que a união e a vontade fala mais alto.


Para finalizar, o que o público precisa saber referente ao DJ TOM?
O DJ Tom, atua no mercado profissionalmente, a mais de 18 anos com o objetivo de atender as diversas necessidades de sonorização, iluminação, efeitos e projeção nos mais variados eventos. Tocando desde os 13 anos e iniciando sua carreira Profissional aos 18 anos em 1991, e em 1998 com equipamento próprio, começou atendendo a eventos de menor porte como aniversários e festas particulares, em residências e pequenos salões de festas. O objetivo principal do DJ Tom, é efetuar eventos com a melhor qualidade possível, utilizando-se de equipamento profissional adequado às exigências do ambiente onde são realizados e atendendo aos desejos e expectativas dos clientes com a costumeira pontualidade, honestidade e o bom gosto sempre presente nos eventos em que o mesmo toca. O estilo das músicas é pré-selecionado pelos clientes. Eu como DJ Profissional não levo em conta meus gostos pessoais, toco apenas os estilos musicais pertinentes ao evento e ao gosto do contratante. Conto com um vasto repertório musical: anos 60, 70, 80, 90, rock, músicas eletrônicas (dance, techno, trance, psy trance, drum and bass, etc), mpb, forró, axé, funk, black, pop, samba e pagode, valsas, jazz, bolero, trash e quaisquer outros desejados pelo cliente.
Não vou aqui citar os nomes de casas noturnas e Dj's na qual já toquei, por um motivo de espaço, transparência e objetividade. Um Dj multifacetado, que está de bem com a vida e com os amigos, sempre atualizadíssimo com as novas tendências, mas nunca esquecendo as suas verdadeiras raízes musicais.
Tenho a plena certeza que um sonho não deve ser colocado de escanteio, pois hoje eu estou percorrendo uma etapa nova, o tempo e a vida me deu com muita generosidade todas as energias necessárias para transpor barreiras quase insuperáveis como DJ, foram muitos baldes de água fria na cabeça, muitos goles a mais e alguns passos para traz. Lutar pelo que desejamos não é ato de coragem, pelo menos se formos sinceros, um homem não permanece em pé sem lutar, ninguém poderá ser feliz sem sentir o gosto da conquista.

Abaixo links relacionados ao DJ TOM.
https://www.facebook.com/pages/Tom100Freio-Sonoriza%C3%A7%C3%A3o-Profissional/258604254150098?sk=info
http://www.valedjs.com.br/
https://www.facebook.com/Djtom100freio

2 comentários: