domingo, 20 de março de 2011

Os DJ ainda devem ser chamados de Disc Jockey?


O mundo muda cada vez mais rápido e a tecnologia mais rápido ainda. Antigamente o DJ transportava uma case com vários discos e quilos, mas atualmente leva em seu bolso 10 vezes mais músicas devido aos equipamentos mais modernos. Por esse motivo o DJ foi obrigado a adaptar-se e evoluir da mesma forma, a grande maioria passou por um aprendizado para envolver-se com softwares e arquivos com as mais variadas extensões, isso sem falar dos equipamentos que surgem a todo momento com uma nova atualização. Com todos esses acontecimentos a maioria dos DJs deixaram de ser Disc Jockey e passaram a ser um File Jockey, ou seja, ao invés de controlarem discos agora controlam dados. Tudo isso é o fruto da evolução contínua da tecnologia que antigamente ocorria em anos, atualmente acontece em meses e nas próximas décadas será em dias e até horas.


Mas vale ressaltar que a essência do DJ não mudou, pois ainda é necessário ter sensibilidade para saber o que a pista quer ouvir e transmitir a ela uma energia que contagie e faça com que o movimento nunca pare. O DJ é um criador de sensações e emoções embaladas pela música, seja ela oriunda de discos, cds, pendrives ou qualquer outra fonte a ser criada.

Enfim, o DJ ainda é e continuará sendo um dos responsáveis por fazer da sua noite algo fantástico e inesquecível e por esse motivo o título merecido ainda é e continuará sendo sempre Disc Jockey.


2 comentários:

  1. Cara, se eu entendi bem o disc-jockey deixou de ser disc-jockey porque, toeircamente, não utiliza mais discos? Bom, nesse raciocio pedreiro deveria ser tijoleiro ou bloqueiro, certo?
    Acho que a ideia do texto está equivocada, mesmo porque não se deixou de usar vinil, cds ou dvds, somente existem outras formas de armazenamento de mídia, como as virtuais, por meio de arquivos wav ou mp3 entre outros.
    Nessa ideia seria flie-jockey ou midia jockey? Acho que a idéia vem de onde surgiu, de onde começou, nos discos e não é a evolução tecnoligica que vai mudar isso, mesmo porque, os djs devem ficar atentos para não serem engolidos por ela.

    ResponderExcluir
  2. Caro Rocha, obrigado pela sua participação. Você tem toda razão no que escreve, porém vou descordar somente de uma coisa, A idéia do texto não está equivocada, pois realmente é o que acontece na grande maioria das vezes. Por outro lado e conforme está descrito no post, o DJ é muito mais do que um simples titulo, lá eu digo que ele é o principal da noite e por isso continua sendo merecedor do titulo oficial de Disc Jokey.

    Agora, que realmente os jovens que estão iniciando na profissão, possuem mais facilidade com a tecnologia atual do que com a passada, isso nós não podemos negar. Até porque, o mercado investe muito mais nessas novas tecnologias!

    ResponderExcluir