quinta-feira, 1 de março de 2012

Entrevista com DJ Xelão - Flashback na Veia!

Quando percebeu que queria ser DJ?
Desde que nasci, fui apaixonado por musica! Lembro que minha irma ganhou uma daquelas vitrolas da Phillips portáteis de cor amarela, não desgrudava dela. Colocávamos discos dos meus pais de musica Italiana, discos do ABBA e aqueles de historias coloridos. No ano de 1982/83 nosso pai presenteou a família com um belo aparelho de som da marca Sony (Top para a época). A partir dai não consegui mais me desvincular desse mundo maravilhoso da musica.



Como foram seus primeiros passos?
Comecei a fazer festas de garagem promovidas pelo meu irmão mais velho e seus amigos. Fazíamos passagens entre Tape Deck e Disco de vinil sem nenhum tipo de Mixer, somente chaveando entre Phono, Tape e Aux do Receiver. Sem deixar as pessoas pararem de dançar.

Por que escolheu o flashback como especialidade?
Quando comecei a tocar, os flashbacks de hoje eram os lançamentos tocados em radio e nas danceterias da época, o tempo foi passando e na minha opinião a qualidade das musicas foi caindo. Hoje tocar os flashbacks me traz muito prazer por que me traz boas recordações, não só para mim, mas todos que gostam de assistir e ouvir meus sets.

Muitas das musicas que você toca foram lançadas antes de você nascer, como faz para chegar até este clássicos?
Realmente, mas não sou tão novinho assim... hahaha Não parece mas já tenho 35 anos, mas as musicas dos anos 70 que toco, na época eu usava fraudas..A internet esta ai com tudo que tem direito e mais um pouco. Cada década teve seus grandes ícones na musica, comece por eles. Exemplo: Disco 70´s Earth Wind &Fire, Bee & Gees e suas influencias, Rock 80´s B52´s ,The Cure e suas influências e assim vai.

Teve ou tem influência de alguém da família com relação ao estilo musical? Quem?
Sim, meu irmão mais velho foi essencial para minha formação musical, ele quem trazia as fitas cassetes gravadas de amigos, discos e freqüentava as maiores danceterias na época. Até hoje ele é influência musical pra mim, parece ate brincadeira, mas hoje é ele que me passa o que ta rolando na musica eletrônica ( House , Trance, Electro, Lounge) que ele gosta muito hoje. E eu gosto mais dos flashbacks que foram da época dele hoje.

Atualmente você utiliza muito a internet, como esta ferramenta ajuda no seu trabalho?
A internet é uma ferramenta poderosa e viral para se divulgar o trabalho de um DJ. Hoje só estou concedendo essa entrevista para o Blog I´m a Deejay por causa de vídeos publicados na internet. Foi usando a internet, Facebook, Youtube e afins que definitivamente fiquei mais conhecido entre os Djs. Divulgando minhas transmissões das mixagens em áudio e vídeo ao vivo, tocando na raça,fazendo mixagens diferenciadas, com criatividade e mais precisas possível, sem abrir mão de usar os toca discos como ferramenta. Somente usando a simulação com timecodes (Traktor), mas mixando da forma mais convencional, sem automatizações.

Existe mercado para DJs de Flash Back?
O mercado de DJs como um todo, esta passando por uma fase ruim no Brasil. Para DJs de Flashback não esta diferente.Infelizmente não vivo desta profissão linda de fazer as pessoas de uma pista de dança se sentirem felizes e dançarem. Esse país, donos de casas noturnas e muitas pessoas, ainda não dão valor a essa profissão. Ainda se pagam muito mal para os DJs profissionais em geral. Quem sabe um dia as coisas mudam né? A esperança nunca morre.



Quem foi ou ainda é a sua referência como DJ?
Vi e ouvi muitos DJs tocarem, até hoje aprendo com cada um deles que assisto, o que devo fazer o que eu não devo fazer também...
Como influências boas têm vários! Ricardo Guedes, Akeen, Marcos Freitas,Irai Campos( ná sua época boa), Alex Hunt nos scratches entre muitos outros.

Qual a diferença e destaques do público que curte Flash Back?
O publico de FlashBack é um publico fiel e exigente, DJ de flashback não da pra enganar que sabe tocar. DJ de Flash é obrigado conhecer muito bem o repertorio as musicas de no mínimo quatro décadas (70,80 e 90 e 2000), os brakes, BPMs e saber o que tocar na hora certa de animar a pista. Muitas vezes o fato de colocar uma musica na hora certa vale muito mais que uma mixagem mirabolante que o DJ possa fazer. Fica a dica.

Como mercado de hoje facilita ou dificulta a vida do DJ?
Para se ganhar dinheiro só sendo DJ ta difícil. È preciso diversificar. Como disse anteriormente,nós DJs de verdade somos desvalorizados nesse pais, tá ai as noticias que não me deixam mentir. Ta na moda ser DJ. A questão que mídia em geral, da valor só para as aparências e o glamour da profissão, a qualidade do repertorio, das mixagens ficaram em segundo plano.

Onde encontra seus discos raros?
Na época que comecei, só tinha acesso aos vinis piratas, importados eram um ou outro. Hoje a tecnologia me proporciona tocar com vinis timecodes, simulando a sensação exata de se tocar com vinil, com melhorias de poder usar loops e efeitos. Existem DJs como o Marcelo Pagua e o Bruno Mattos que usam os 12” importados de flashback para tocar ate hoje. Eles são colecionadores a muitos anos. Não é pra qualquer um não.



Qual(ais) a(s) melhor(es) festa(s) em que já tocou?
Nos anos 90 fiz algumas baladas como Euroclub e o Clube das Mulheres em Pinheiros - São Paulo, mas nunca como residente, só em algumas festas. Já toquei na casa de shows Olímpia para 3000 pessoas. Já fiz abertura de shows da Mix FM tocando Surf Music. Isso tudo no final dos anos 90. Atualmente participo como convidado em festas do Projeto Celebration em Osasco, e festas de flashback no Rancho Garrafão em Diadema entre outras. Inclusive agradeço ao Beto R Bass, Andre Silva, DJ Gigadub e Renato Alqualo por essas oportunidades.

E onde tem vontade de tocar?
O sonho de qualquer DJ de Flashback hoje é tocar nas Megas Festas do programa Energia na Veia da Energia 97 FM. Porem a panela é bem fechada viu.

Quais são os projetos futuros do DJ Xelão?
Criei um site agora com minhas transmissões ao vivo, fotos, vídeos, sets e muito mais. Esta sendo muito legal o retorno do publico. Em breve estarei iniciando consultorias de transmissão de streaming de vídeo a domicílio para DJs e eventos que querem transmitir os seus sets ao vivo em áudio e vídeo com uma qualidade superior e não sabem como fazer. E também aulas particulares de reforço para DJs gostam do estilo das minhas mixagens. Não é curso de DJs! São dicas para DJs que já tocam e querem se aprimorar no estilo que eu toco que é o Flashback.

Que conselho você deixa aos jovens que estão ingressando nesta profissão?
Faça com seriedade e amor a sua profissão de DJ, seja perseverante, pois os obstáculos são grandes. Não seja preguiçoso e conheça bem todas as musicas do estilo que você escolheu tocar. Nunca automatize suas mixagens (LEIA-SE SYNC!!), faça a mixagens na raça. È muito mais prazeroso e legal pra você mesmo. Peça um Cachê decente, se você não se valorizar, ninguém vai fazer isso por você.



Para finalizar, o que o público precisa saber referente ao DJ Xelão?
A medida do possível transmito o meu programa The Best of FlashBack in Brazil todas as sextas das 20 as 22 hs em áudio e vídeo do meu Home Studio, trocando idéia com a galera do chat!

Obrigado Fabiano pelo espaço e pela credibilidade!

Meu site: www.djxelao.weebly.com
Meu Facebook: www.facebook.com/xelaodj
Email: xelaodj@yahoo.com.br
twitter: @xelaodj

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns dj você é um tremendo dj adimiro muito seu bom gosto musical sua técnica suas mixagens e a sua determinação pelo que faz e gosta hoje em dia issso é o que falta na grande maioria dos Djs, quanto ao seu conhecimento musical isso você tem de sobra . graças a djs como nós ainda podemos ouvir coisas bacanas parabéns pela sua entrevista você merece. e foi muito legal comentar sobre mim e sobre o Dj Marcelo Pagua é muito legal quando um Dj do seu nivel se lembra dos amigos sucesso sempre DJ !!!!

    ResponderExcluir
  3. grande xelão, sua carreira de dj é parecida com a minha e de muitos outros grandes e verdadeiros dj...abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Xella
    Parabens pela entrevista, show como sempre humilde e você é um cara que sempre tem a agregar com suas mixagens e com seus toques e isso parceiro sucesso..
    E como você fala vamu que vamu.

    Abs
    Deejay Peterson Soares

    ResponderExcluir
  5. ai sim xellão lembro dos amigos é noisssssssssssssssssssssss
    dj marcelo pagua (guarulhos-sp)

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista com o meu grande amigo Dj Xelão.
    Gostei tanto que atualizei nossa Fan Page no site www.brendasystem.com com a entrevista desse blog. Assim, Graças ao seu maravilhoso trabalho nossa Fan Page ficou mais atualizada. Parabéns ao proprietário do Blog e claro ao nosso querido Xelão. Beijo no Coração.

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS Xelão...show de bola sua entrevista...gostei de verdade e concordo com tudo que vc disse sobre a dura vida dos dj´s...sobre a dificuldade que temos pra conseguir um pequeno espaço no mercado...mas como vc mesmo disse a ESPERANÇA é a última que morre...também acredito nisso e sei que logo vamos ser valorizados como DJ´s de verdade e não como um simples tocador de músicas...é sempre bom lembrar das oportunidades que temos e não esqueço da que você me deu...me convidando pra participar do seu programa...foi realmente um prazer poder dividir seu espaço commigo...Muito obrigado de coração...fica com DEUS amigo e até a próxima se DEUS quiser...!!!

    DJ Junior Valentim...!!!

    ResponderExcluir
  8. oi xelao, nao sou um dj. mas gosto muito de musicas. li sua entrevista e percebi quanto grande e sua dedicaçao e seu amor pela profissao de dj. aprecio todos os generos do flash: disco, house, freestyle,miami beach, euro dance,dance music... Mas voce sabe realmente como fazer a diferença. voce e uma excelente pessoa. que Deus te ilumine sempre. abraços. nao esqueça de da um alo para orismar de Sao Luis MA. sou louco por freestyle.

    ResponderExcluir