quarta-feira, 17 de novembro de 2010

5 dicas para psicologia de pista

Para ser um bom DJ você deve ser capaz de entender a vibe da pista, compreender o que a pista está sentindo! E evidentemente tocar músicas que confrontem esse sentimento.

1. Olhe:

Não tenha medo de olhar para a pista, veja se as pessoas estão dançando, se estão bebendo, se estão FELIZES. Saiba reconhecer seu público, eles são mais ravers ou mais clubbers? São mais chiques ou mais simples? Tudo isso deve ser levado em conta, se você começou a tocar electro, por exemplo, e todos começaram a pular, continue no electro.

2. Confie em você:
A pista sabe que você está no comando, existe sem dúvida, uma grande troca de energia entre a pista e o DJ. Se você se sente inseguro em relação aos seus equipamentos e seu set, como você espera que seja a reação do publico? O conceito aqui é: você deve estar bem para tocar bem, logo a confiança em você e no seu trabalho, é um fator critico em qualquer apresentação.

3. Chegue cedo:
Existem algumas vantagens em se chegar 30 minutos ou 1 hora antes de se apresentar:
Tempo para checar a cabine e montar seu equipamento, tempo para se situar na balada, ver o tipo de música, conhecer o público e entender as expectativas para a noite, conhecer a situação da pista antes de você tocar, conhecer o DJ e já começar a pensar em como abrir seu set, tempo para conhecer e falar com os promoters e funcionários (que em geral tem uma excelente noção sobre o público e as musicas)

4. Homens e mulheres:
Direto ao ponto, homens são caçadores, mulheres são provedoras. Se você fizer as garotas dançarem, com certeza os homens vão acompanhar. Além disso é muito melhor tocar em uma balada onde as garotas estejam de acordo com o som, ou pelo menos, muito mais divertido!

5. Esteja pronto:
Essa dica parece obvia, mas não é! Esteja pronto, para andar fora da sua zona de conforto, para tocar musicas que não costuma tocar, para extender seu set (as vezes por horas), para reagir a comportamentos adversos da pista, para tocar qualquer coisa fora do seu estilo só por que o dono do club pediu. Esteja pronto para o máximo de situações possíveis, aumente sua zona de conforto em relação aos outros DJs, isso por si só já é um diferencial.

E você? Conhece alguma outra dica de pista? Deixe sua resposta nos comentários!

Fonte: Soundshiver

3 comentários: