quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sete passos dos top DJs

Atualmente, para ser um p… DJ, você tem que dominar muito bem as técnicas de mixagem, ter um bom repertório, bons contatos, saber produzir (em alguns casos) e principalmente, conhecer a pista.

Tem gente que se esquece de uma parte muito importante, a presença de palco. Afinal, todos estão olhando para você, alguns (como eu) analisam seus movimentos com os efeitos da música para saber se é um live set ou um live live.

Sei que o espaço é pequeno e qualquer movimento meio atrapalhado pode causar sérios danos no seu set, mas não precisa ficar ali parado como se o mixer fosse o melhor amigo. Além disso, todo mega star tem seus movimentos prediletos e para te inspirar separei uns 7 movimentos mais utilizados pelos tops.

1- A pose da águia

Como fazer: Braços esticados para os lados, peito pra fora e rosto para o céu.

Objetivo: Mostrar que aquela música liberta e agora todos podem voar e sentir a brisa. O Riktan (GMS) gosta tanto desse movimento que colocou asas no logo do GMS.


2- Vibrando com uma mão

Como fazer: feche o punho e soque o ar. Ou simplemente chacoalhe sua mão acima da cabeça.

Objetivo: O DJ quer agitar a multidão ao ritmo da música, porque ela é um hit. O Fedde Le Grand tem o braço direito maior do que o esquerdo por causa disso.


3- Palmas acima da cabeça

Como fazer: com as mãos esticadas, juntá-las como aquele velho hábito durante um parabéns pra você. Tudo isso só que com as mãos acima da cabeça.

Objetivo: É o jeito do DJ de interagir com o público. Ele aplaude, você aplaude. Um bom jeito de fazer a balada inteira repetir seus movimentos. Ligeiramente similar ao “mãe da rua”.


4 – Dedinho pra cima

Como fazer: dobre todos os dedos e estique o seu dedo indicador apontando para o alto, como se estivesse mostrando que tem alguém pelado no box truss.

Objetivo: uma boa maneira de dizer que aquela virada foi para a platéia ou que essa é A música. O Fatboy adora isso!


5- Mãos em forma de coração

Como fazer: juntar os polegares ligeiramente curvos com os demais dedos dobrados, formando um coração com as mãos.

Objetivo: demonstrar o amor do DJ pela pista ou pelo romantismo da música. Laidback Luke usa e abusa dos seus corações.


6- Dedos mágicos

Como fazer: Movimente freneticamente os dedos sobre o mixer como se estivesse tocando piano ou como se equipamento estivesse possuído.

Objetivo: Mostrar que aquele som é de outro mundo, algo irreal e com vida própria. Também usado quando o DJ não tem nada melhor para fazer com as mãos. A Michele Adamson já fez isso e o Sander Van Magic-Finger Doorn terá menos dedos se continuar fazendo esse movimento.


7 – TOC do mixer

Esse não é bem uma dança que os DJs fazem, mas é algo tão transtorno obsessivo compulsivo que não resisti de colocar.

Descrição: Tocar obsessiva e compulsivamente as regulagens do mixer sem alterar um milímetro da posição anterior.

Objetivo: o jeito do DJ dizer que é perfeccionista e a cada angströn das regulagens fazem muita diferença para o seu ouvido afinado Ou também quando ele tomou muito energético e não sabe mais o que fazer.


Deu para ter uma ideia de como fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário